13 de out. de 2010

JEOVÁ NISSI

Meditando no Sl. 20 em seis versões diferentes: Corrigida, Atualizada, NVI, Linguagem de Hoje, Britânica e Católica, posso ampliar mais minha compreensão do texto e enriquecer a interpretação do mesmo.
Assim como a Bíblia interpreta a Bíblia, uma versão ajuda a compreender outra versão.

V. 1
O SENHOR te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja.
O SENHOR te responda no dia da tribulação; o nome do Deus de Jacó te eleve em segurança.
Que o Senhor te responda no tempo da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja!
Ó rei, que na hora da angústia o SENHOR Deus responda à sua oração! Que o Deus de Jacó o proteja!
Responda-te Jeová no dia da tribulação; Ponha-te num lugar alto o nome do Deus de Jacó;
Que o Senhor te escute no dia da provação, e te proteja o nome do Deus de Jacó.

V. 2
Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião.
Do seu santuário te envie socorro e desde Sião te sustenha.
Do santuário te envie auxílio e de Sião te dê apoio.
Que, do seu Templo, Deus lhe envie socorro, e que, do monte Sião, ele o ajude!
Envie-te do santuário auxílio, E te sustenha de Sião.
Do seu santuário ele te socorra, e de Sião ele te sustente.

V. 3
Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. (Selá.)
Lembre-se de todas as tuas ofertas de manjares e aceite os teus holocaustos.
Lembre-se de todas as tuas ofertas e aceite os teus holocaustos. (Pausa)
Que Deus se lembre de todas as suas ofertas e aceite com prazer os seus sacrifícios queimados no altar!
Lembre-se de todas as tuas ofertas de cereais, E aceite os teus holocaustos; (Selá)
Lembre-se de tuas ofertas, e aceite os teus sacrifícios.

V. 4
Conceda-te conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu plano.
Conceda-te segundo o teu coração e realize todos os teus desígnios.
Conceda-te o desejo do teu coração e leve a efeito todos os teus planos.
Que Deus satisfaça os seus desejos, ó rei, e permita que todos os seus planos dêem certo!
Conceda-te segundo o teu coração, E cumpra todo o teu conselho.
Conceda-te o que teu coração anela, e realize todos os teus desejos.

V. 5
Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; cumpra o SENHOR todas as tuas petições.
Celebraremos com júbilo a tua vitória e em nome do nosso Deus hastearemos pendões; satisfaça o SENHOR a todos os teus votos.
Saudaremos a tua vitória com gritos de alegria e ergueremos as nossas bandeiras em nome do nosso Deus. Que o Senhor atenda todos os teus pedidos!
Então daremos gritos de alegria pelo seu triunfo e, em louvor ao nosso Deus, levantaremos as bandeiras da vitória. Que o SENHOR atenda todos os seus pedidos, ó rei!
Folgaremos de júbilo por tua salvação; E em nome de nosso Deus arvoraremos pendões: Cumpra Jeová todas as tuas petições.
Possamos nós alegrar-nos com tua vitória e levantar as bandeiras em nome de nosso Deus. Sim, que o Senhor realize todos os teus pedidos.

V. 6
Agora sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita.
Agora, sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele lhe responderá do seu santo céu com a vitoriosa força de sua destra.
Agora sei que o Senhor dará vitória ao seu ungido; dos seus santos céus lhe responde com o poder salvador da sua mão direita.
Agora sei que o SENHOR dá a vitória ao rei que ele escolheu. Do seu santo céu, ele lhe responde e, com o seu grande poder, ele o torna vitorioso.
Agora sei eu que Jeová salva ao seu ungido; Ele lhe responderá lá do seu santo céu Com a força salvadora da sua destra.
Já sei que o Senhor reservou a vitória para seu ungido, e o ouviu do alto de seu santuário pelo poder de seu braço vencedor.

V. 7
Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.
Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus.
Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus.
Alguns confiam nos seus carros de guerra, e outros, nos seus cavalos, mas nós confiamos no poder do SENHOR, nosso Deus.
Uns confiam em carros, outros em cavalos; Nós, porém, faremos menção do nome de Jeová nosso Deus.
Uns põem sua força nos carros, outros nos cavalos. Nós, porém, a temos em nome do Senhor, nosso Deus.

V. 8
Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.
Eles se encurvam e caem; nós, porém, nos levantamos e nos mantemos de pé.
Eles vacilam e caem, mas nós nos erguemos e estamos firmes.
Eles tropeçarão e cairão, mas nós nos levantaremos e ficaremos firmes.
Eles se acurvam e caem, Mas nós nos erguemos e ficamos em pé.
Eles fraquejaram e foram vencidos, mas nós, de pé, continuamos firmes.

V. 9
Salva-nos, SENHOR; ouça-nos o rei quando clamarmos.
Ó SENHOR, dá vitória ao rei; responde-nos, quando clamarmos.
Senhor concede vitória ao rei! Responde-nos quando clamamos!
Ó SENHOR Deus, dá a vitória ao rei! Responde-nos quando pedirmos a tua ajuda.
Salva, Jeová; Responda-nos o rei no dia em que clamarmos.
Senhor, dai a vitória ao rei, e ouvi-nos no dia em que vos invocamos.

Com todo temor e sem ser presunçoso, entendo que a Palavra de Deus só produz mudança quando é aplicada na “primeira” pessoa.
Então aqui está a “minha” versão:
O Senhor me ouve e me responde no dia da angústia, tribulação e provação, me protegendo, colocando-me em segurança num lugar alto.
Socorro, sustento, auxílio, apoio e ajuda o Senhor envia do Seu Templo.
Ó Pai, lembre-se de das minhas ofertas de manjares, cereais e sacrifícios (holocaustos) queimados no altar. Conceda-me o que o meu coração deseja, satisfazendo meus anelos e planos.
Me alegro pela salvação, pela vitória e levanto minha bandeira com gritos de alegria em louvor ao meu Deus.
Agora sei que o Senhor me reservou vitória e salvação. Que o Senhor ouve e responde pela força do Seu “braço” poderoso.
Uns confiam em seus recursos, suas armas, mas eu confio no Senhor. Faço menção do seu nome e me glorio em Deus. Enquanto muitos tropeçam, fraquejam, se curvam e caem sendo vencidos, eu me levanto e me mantenho em pé, firme.
Me salva Senhor, ouça-me ó Rei quando clamo. Dá vitória no dia que Te invoco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário