8 de set. de 2010

ANDAR NO TEMPO DE DEUS




Jo. 7:6Ele respondeu: A minha hora não chegou, mas para vocês qualquer hora serve”.
A festa dos tabernáculos era sempre celebrada no décimo quinto dia do sétimo mês, Tishrei (setembro - outubro) e durava oito dias.
A festa era uma comemoração do tempo em que a nação de Israel morava em tendas durante sua perambulação no deserto. Êx. 23:16 indica que a festa era também para comemorar a colheita. Era uma das três festas que cada judeu masculino era obrigado a assistir.
Os “irmãos” de Jesus mencionados no vs. 3 são filhos de Maria, tendo José por pai.
Lc. 2:7 fala de Cristo como filho primogênito de Maria, indicando que ela tinha outros filhos. Estes irmãos nunca estão chamados “primos” do Senhor, como alguns ensinam, tentando provar a “virgindade perpétua” de Maria. Os irmãos de Cristo não criam nele naquele tempo, embora At. 1:14 indica que depois da ressurreição, O receberam.
Cristo vivia segundo o tempo de Deus.
O incrédulo vai e vem como quer, mas o filho de Deus tem que deixar o Senhor guiá-lo.
Como é triste que os irmãos de Cristo o deixassem para trás para subir a uma festa religiosa!
Fil 4.6-7Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.
1 Pe 5.6-8Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge, procurando alguém para devorar”.
Quando não andamos no “tempo de Deus” ficamos ansiosos.
Ansiedade significa um desejo desesperado por ter ou fazer alguma coisa; estado emocional angustiante em que se prevêem situações desagradáveis, reais ou não; agitação causada por situações de medo ou incerteza.
A alma é o campo de batalha preferido de Satanás, e é exatamente nesta área que ele trabalha querendo assumir o controle da vida das pessoas, implantando seus sentimentos. Ele anda ao derredor como um leão procurando a quem possa tragar, e sua vítima preferida é o ansioso.
Devemos exercer autoridade dominando a ansiedade, pois não há meio termo, ou nós a dominamos ou somos dominados por ela.
Aquele que vive ansioso é presa do abatimento.
Pv 12.25 A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.”
Abatimento significa fraqueza, e é um sinal de quem já entregou os pontos.
També, o ansioso pode ficar cego e estéril.
I Sm 1.5 e 16A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o Senhor a houvesse deixado estéril. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora”.
O desejo desesperado de se livrar de uma situação, fez com que Ana não enxergasse que era duplamente abençoada por seu marido. A ansiedade traz a ingratidão através de atitudes de desprezo, pois faz perder o foco e não perceber que somos abençoados em outras áreas.
Fica impaciente.
Pv 20.21A riqueza que é ganha facilmente não faz bem a gente”.
Jacó causou problemas na família, Saul perdeu o reino, Abrão teve um filho com a escrava, Jefté fez um voto de tolo e sacrificou a própria filha, o filho pródigo teve pressa em receber a herança. Todos tinham a benção garantida, mas a ansiedade lhes roubou o discernimento os fez viver fora do tempo e da vontade de Deus.
Precisamos dominar a ansiedade. Como?
Colocar a vida espiritual em ordem.
Mt 6.33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas
Dn 6.32 “...o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer
Quando buscamos o reino em primeiro lugar, temos domínio para vencer o mundo e não ser dominado por ele.
Confiar nos cuidados de Deus.
1 Pe 5.7lançando sobre ele toda vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Mt 6.32 “... pois o vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;”
A fé nos faz vencer o maior desafio do homem que é conseguir confiar em Deus.
Aprender a viver no tempo de Deus.
Sl 104:27Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno.”
Nós temos que andar no tempo de Deus, e aprendermos que no momento certo (nem antes e nem depois) aquele que há de vir virá e não tardará...
A Bíblia nos ensina a viver o dia hoje (basta a cada dia o seu mal), porque o amanhã está nas mãos do Senhor e Ele levará a bom termo todas as coisas.
Apresente ao Senhor as tuas necessidades, fique em paz e saiba que se não aconteceu hoje, vai acontecer amanhã porque Ele nunca chega atrasado.


Um comentário:

  1. Obrigada pastor.seu blog me esta a abencoar em um momento que estou pensando em divorciar me por sentir que meu casamento nao prospera, nao vai para a frente, mas seus estudos bíblicos me ensina a ter fé. Obrigada.

    ResponderExcluir