27 de jul. de 2010

Significado de saúde:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
Do lat. salute, salvação, conservação da vida.
Salvação vem do grego soteria, transmitindo a idéia de cura, redenção, remédio e resgate.
O nome Yehoshua (hebraico) e Yeshua (hebraico-aramaico), ou Jesus, na transliteração para o português significava, portanto, originalmente: "o Senhor vai salvar/salva/salvou".
Resumindo, salvação (saúde) significa: resgate, segurança, livramento, perdão, proteção, preservação, prosperidade, liberdade, paz, justiça e vitória.
A saúde é uma das condições mais importantes e desejadas pelo ser humano. E Deus também deseja que tenhamos saúde completa.
O que podemos esperar de Deus com relação a nossa saúde?
Vejamos o que diz os seguintes textos bíblicos:
III Jo 2 "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma".
Jo 10: 10 "...Eu vim para tenham vida, e a tenham com abundância".
Lc. 1: 17 "... com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto".
Ex. 23: 25 "E servireis ao Senhor, vosso Deus,e Ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e tirara do vosso meio as enfermidades".
Estes textos deixam claro o desejo de Deus de que tenhamos saúde, em especial, quando Jesus diz que veio para nós tenhamos vida com abundância, não uma vida de doenças. Note que no último texto Deus diz que tirará a enfermidade do nosso meio se nós O servirmos. Servir a Deus é fazer Sua vontade, seguir suas orientações e Suas leis, que são para nossa proteção. Nenhuma doença ocorre pela vontade de Deus, ao contrário, como um Pai de amor, Ele sofre com o nosso sofrimento.
Um organismo é constituído de corpo, alma (mente) e espírito, e cada uma destas partes têm necessidades próprias, que precisam ser atendidas para uma boa qualidade de vida. Essas necessidades devem ser atendidas de acordo com as leis que determinam o que é o melhor para esse organismo. O desequilíbrio de uma ou mais dessas partes acarreta o mau funcionamento geral desse organismo, provocando prejuízo e sofrimento que são mantidos pelos maus hábitos de vida criados pelo individuo, e que as provocam doenças.
As necessidades mais importantes do corpo são: Sol, água, alimento, exercícios, repouso e higiene. Essas necessidades precisam ser atendidas para que ele seja um corpo sadio. Basta uma delas não ser atendida para que esse corpo enfraquecer, diminuir a resistência e adoecer.
A alma é parte do organismo responsável pelas emoções (sentimentos), atitudes (pensamentos) e ações (comportamentos). Da mesma forma a alma tem sua necessidade que precisam ser atendidas tais como: a paz, o amor, a segurança, o equilíbrio e a necessidade de sentir útil. Da mesma forma, cada uma destas partes que não forem atendidas promove o desequilibro dessa alma e conseqüentemente favorecem o adoecimento do corpo.
Assim como a mente e o corpo, o espírito também tem suas necessidades, que devem ser atendidas. È o estabelecimento de uma conexão entre o eu interior e Deus. Essas necessidades e essa conexão poderão ser estabelecidas e supridas através da fé verdadeira.
Verdadeira porque se manifesta como resultado de um relacionamento pessoal com o Deus triúno;
Estudos realizados pelo instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos relatam que uma em cada cinco pessoas sofrerá de algum tipo de transtorno ou doença mental diagnosticável durante o período de vida, tanto entre crianças, e jovens quanto em adultos e idosos.
Atualmente pesquisadores da área relatam que uma boa qualidade de vida é o resultado de um processo contínuo, necessário e consciente por parte do individuo em esforçar-se para cultivar pensamentos e comportamentos positivos e emoções edificantes com a finalidade de obter uma boa saúde física e mental.
Atitude: Uma boa saúde mental requer que o individuo tenha uma atitude de otimismo e que independente de suas experiências de seu passado visualize esperanças para si e com essa base enfrente os desafios presentes e futuros sem alimentar ressentimentos e culpa do passado.
Emoções: Nossas emoções muitas vezes são resultados dos nossos pensamentos e atitudes. Quando o individuo experimenta atitude positiva está propensa a ter sensações e emoções positivas, o mesmo ocorrendo com os sentimentos de culpa e desprazer, que farão que o individuo experimente emoções negativas. A auto-estima de uma pessoa está diretamente ligada as emoções e sentimentos que experimentará diante de uma dada situação.
Comportamento: Tanto os pensamentos quanto as emoções promovem e afetam o comportamento de um indivíduo. Uma pessoa que pensa ser uma pessoa inteligente adotará uma postura comportamental como tal. Uma pessoa que acredita ser infeliz adotará uma postará comportamental da forma a qual se vê.
Portanto esses três elementos são a base para uma saúde física e mental equilibrada e sadia.
Atualmente as pessoas vivem em um mundo imperfeito onde os níveis de stress são intensos e constantes o que afeta sobre maneira a qualidade de vida. Muitas vezes o indivíduo não consegue evitar reações emocionais, contudo este tem o dever e a responsabilidade de fazer de tudo para cultivar hábitos positivos e evitando os negativos para evitar as doenças físicas e mentais.
Assim como a saúde física necessita de uma boa alimentação, Sol, água, exercícios, repouso e higiene e da abstinência de substâncias nocivas, também a saúde mental depende de elementos similares, portanto é importante:
- Alimentar a mente com bons hábitos de leitura, ouvir mensagens edificantes e musicas relaxante;
- Praticar a arte de exercitar os pensamentos positivos, visualizar o futuro de forma otimista e cultivar a auto-estima e domínio próprios.
- Abster-se de pensamentos pessimistas e destrutivos tanto em relação a si como o de outros.
Para uma boa qualidade na saúde mental se faz necessário que o individuo considere a possibilidade de:
- Ser honesto consigo, ter claro suas capacidades e qualidades sejam elas positivas ou não;
- Aprender a reconhecer e a expressar suas idéias e sentimentos;
- tentar fazer e dar o melhor de si, considerando a importância de ser flexível.
- Estabelecer metas e objetos de acordo com suas potencialidades, capacidades reais.
- Controlar o stresse. Organizar tempo. Estabelecer prioridades e controlar as emoções.
- Manter o corpo saudável, promovendo exercícios físicos, alimentando-se adequadamente e repousando o necessário, evitando substâncias nocivas.
Finalizando, uma boa saúde, na sua totalidade, compõem-se por quatro elementos básicos: saúde mental, física, social e espiritual. Estes elementos estão intrinsecamente ligados e são indispensáveis para uma saúde plena.
Saúde é resultado da cooperação do poder restaurador de Deus no corpo, na mente e no espírito.
Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário