7 de ago. de 2010

ENSINO

No aprendizado da Palavra de Deus encontramos ensinos para todas as áreas de nossa existência.
Ela nos ensina sobre relacionamentos interpessoais (com Deus, com seres espirituais, conosco e com outros seres humanos).
Ela nos ensina sobre a criação do universo, a queda do homem e o plano de salvação do mesmo arquitetado por Deus na eternidade.
Também nos ensina, ainda que parcialmente, sobre a natureza divina, dando vislumbres da grandeza do Deus triúno e do amor incondicional dele por nós. Somente na eternidade conheceremos o Pai em toda a sua majestade e grandeza.
Por estas e por outras razões necessitamos conhecer a Palavra de Deus.
Como cremos que a Bíblia não “contém” a Palavra de Deus, mas “é” a Palavra de Deus, nada nela é “por acaso”. Nenhum ensino, fato, personagem, registro e palavra está nela em vão.
Até mesmo a repetição de palavras, sua quantidade e posicionamento foi planejado por Deus.
Deixando de lado o engano de que a expressão “não temas” é encontrada 365 vezes na Bíblia, uma para cada dia do ano, quando na verdade essa expressão existe 84 vezes na versão Almeida Corrigida Fiel e 92 vezes na versão atualizada (basta contar), a quantidade e posicionamento de outras expressões e palavras nos trazem ensino também.
Por exemplo, a palavra ensino. Ele é encontrada 246 vezes na Bíblia, junto com suas variantes (ensinar, ensinará, ensinou etc).
O primeiro verso onde esta palavra é citada na Bíblia versão corrigida (a mais antiga no meio evangélico) é Ex. 4:12. O último é Ap. 2:20 e o verso central é Sl. 25:12.
Ex. 4:12 diz: “Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar”.
Aprendemos que Deus exorta Moisés a seguir em frente na missão que estava recebendo sem medo, pois não estava sozinho. O Pai o ensinaria como proceder ma empreitada gigantesca de libertar a nação de Israel da escravidão do Egito.
Já em Ap. 2:20 lemos: “Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetiza, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios de idolatria”.
Jezabel, se referindo não a uma pessoa, mais a uma prática de comportamento, que Ele condena e abomina.
Aqui a palavra ensino está num contexto de desaprovação por parte de Deus ante a atitude da igreja de Tiatira de “tolerância” com o ensino errado e enganoso.
Já o versículo central, Sl. 25:12 Diz “Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve escolher”.
Davi declara que o “caminhar” de vitórias que todo cristão deseja vem com o temor a Deus que resulta em aprendizado.
De aprendiz humilde a uma pessoa tolerante para com ensinos diabólicos, o temor se perdeu no meio do caminho.
Que eu não perca a postura de humildade, e se  eu esqueci de muitas coisas que aprendi nestas mais de três décadas, pelo menos devo me lembrar: Eu estou em “obras”, ainda sou um aprendiz. Não devo perder a humildade!
Paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário