6 de nov. de 2010

CORAGEM PARA SER EXAMINADO

Sl. 26: 2
CORRIGIDA: “Examina-me, SENHOR, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração”.
REVISADA: “Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha o meu coração e a minha mente”.
ATUALIZADA: “Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos
LINGUAGEM DE HOJE: “Examina-me e põe-me à prova, ó SENHOR; julga os meus desejos e os meus pensamentos”.
NVI: “Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente
BRITÃNICA: “Examina-me, Jeová, e experimenta-me; Põe à prova os meus rins e o meu coração”.
CATÓLICA: “Sondai-me, Senhor, e provai-me; escrutai meus rins e meu coração”.
Hoje e amanhã estará sendo realizado o Enem.
É uma prova individual realizado em todo o Brasil, e tem o objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos que estão concluindo, ou que já concluíram o ensino médio.
Serão provas de ciências da natureza e ciências humanas, de matemática, linguagens e códigos e redação.
O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos.
No exame serão testadas as habilidades do aluno em cinco competências:
1) Dominar linguagens
2) Compreender e interpretar fenômenos
3) Construir argumentação
4) Elaborar propostas
5) Solucionar problemas
Por que fazer o Enem?
Nenhum aluno é obrigado a fazer a prova, mas existem vários motivos para fazê-la. O principal é que o exame serve como auto-avaliação para o aluno. Além do mais, a pontuação do aluno adquirida no exame será utilizada no Programa Universidade para todos (PROUNI), e no processo seletivo de faculdades de todo o país.
No texto acima, lido em várias versões, temos um “ENEM” espiritual, ou, pelo menos, a disposição de Davi em ser avaliado.
Analisando as cinco competências do ENEM por uma ótica espiritual, após entendermos os cinco adjetivos (RIM, CORAÇÃO, MENTE, EMOÇÕES E PENSAMENTOS) usados nessas versões, para expressar o querer de Davi, nos ajuda muito na conquista de nossos objetivos.
Rim, coração e emoções representam os nossos desejos.
Mente e pensamentos representam o nosso intelecto.
Davi trata primeiro dos desejos depois do pensamentos (razão, intelecto).
Os impulsos( desejos) devem ser dominados pelo raciocínio (intelecto) para não cairmos em tentações e enganos.
Davi quer ser examinado nos desejos e nos pensamentos. Que coragem!
E ele acredita que será aprovado!
Dominar linguagens: Rm. 8:26.
Compreender e interpretar fenômenos: Ef. 1:11.
Construir argumentação: 1 Pe. 3:15.
Elaborar propostas: Mt. 6: 6, 7 e Tg. 4:3.
Solucionar problemas: Rm. 8: 28-39
Neste mesmo salmo Davi revela porque não temia ser avaliado (provado):
- O amor de Deus o guiava.
- A verdade divina o orientava.
- Ele andavam em boas companhias.
- Vivia com pessoas verdadeiras, autênticas.
- “Andava” em volta do altar (vida de adoração).
- Testemunhava da sua fé.
- Amava a casa de Deus (igreja).
E você? Está pronto para o Enem espiritual?

Nenhum comentário:

Postar um comentário