23 de jan. de 2011

ELE SE IMPORTA SIM!

Comprei uma Bíblia nova do Tonhão: "Bíblia de Revelação Profética". Confesso que sou "viciado" em Bíblias. Gostei! Ela tem alguns comentários legais e, meditando em Habacuque, pude observar alguns comentários muito legais.
Habacuque se viu frente a frente com aquilo que é, provavelmente, o mais difícil problema espiritual que aflige os cristãos. Tudo o que representava a vida para o profeta estava prestes a desmoronar. Nada parecia seguro. O futuro não perecia apenas desanimador: era aterrorizante. E o pior de tudo era que Deus, aparentemente, não estava fazendo nada em relação a isso. Quase que ouvimos Habacuque dizendo: "Por que isso? Quando peço ajuda ao Senhor, as coisas vão de mal a pior. Será que Deus não se importa comigo? Ou será que Ele não é forte o suficiente para me ajudar?"
A resposta de Deus foi que sim, Ele se importa com Habacuque, e sim, Ele é suficientemente forte para fazer o necessário para assegurar que o profeta e seu  povo não apenas sobrevivam, mas também prosperem (Hc. 3:19). A mensagem profética de Habacuque é: muito embora pareça que, em alguns momentos, Deus esteja inerte diante da violência crescente (Hc. 1:2-4) Ele controla os eventos num âmbito muito maior que o profeta pode imaginar, visando com isso assegurar que os Seus planos para determinados indivíduos sejam cumpridos (Hc. 1:5).
Contudo, Habacuque precisa continuar vivendo nesse meio tempo, um período agonizantemente longo entre a promessa de Deus e o seu cumprimento. A grande questão que assombra as mentes dos profetas de Deus, e de todos aqueles que creem ma palavra profética do Pai, é "até quando?"
Tal como Jó, Habacuque não foi alheio a situação. O profeta não apenas falou de um problema, mas viveu a situação. Pelo fato de Habacuque ter experimentado as coisas sobre as quais escreveu, podemos estar seguros de que ele tinha toda a razão ao dizer que a ação de Deus em favor dos cristãos "certamente virá, não tardará" (Hc. 2:3), e que "o justo, pela sua fé, viverá" (Hc. 2:4).
Não é nada animador saber que Deus não me "livra" das lutas, aflições, problemas, mas é reconfortante saber que Ele está ao meu lado em todas elas e que me "conduzirá" seguro para a eternidade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário