29 de jun. de 2011

EU SOU!


Is. 43: 13Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?”

O que significa, “EU SOU?
EU SOU – significa JEOVÁ ou SENHOR (o nome de Deus).
E o que significa o nome de Deus, EU SOU?
EU SOU – é uma frase incompleta e tem dois significados importantíssimos.
Em primeiro lugar, quando Deus diz: “EU SOU Aquele que SOU” (Ex. 3:14) significa que Deus é o Eterno, que Deus não teve princípio nem fim, que Deus é auto-suficiente, que Deus é independente.
Todos nós tivemos pai e mãe, Deus não. Deus é o Eterno EU SOU, não tem princípio, Ele sempre existiu, não tem começo, não tem origem, não terá fim.
Ele é o Eterno EU SOU. Por isso este nome sagrado de Deus EU SOU (Jeová) mostra a Eternidade de Deus.
Mas EU SOU tem outro significado: é como um cheque em branco, assinado pelo próprio Deus Eterno. E como o cheque está em branco, mas está assinado, nós podemos preenchê-lo.
Vamos ver alguns exemplos, para melhor compreender a riqueza e o significado do nome EU SOU:
- Quando Deus criou o Homem e lhe deu o governo da terra, Deus apresentou-se como Jeová (EU SOU) Elohim – EU SOU o teu DEUS.
- Quando Deus chama Abraão para oferecer o seu filho em holocausto, Deus apresentou-se como Jeová (EU SOU) Jireh – Aquele que proverá ou providência – EU SOU Aquele que providencia o sacrifício, que tomando o nosso lugar nos garante a nossa eterna salvação.
- O povo de Israel após passar o Mar Vermelho depois de ser liberto da escravidão do Egito, já do outro lado, canta, dança e adora a Deus por aquele grande livramento, e entram pelo deserto à dentro, guiados pelo SENHOR Deus, caminham durante três dias e começam as dificuldades da sua peregrinação. Não há água e o povo começa a murmurar, até que alguém vê água ao longe, o povo corre para as águas, e alguns mais apressados chegam ao local e bebem da água, mas logo ficam horrorizados, as águas são amargas, são intragáveis, não se podem beber e muitos levantam a mão contra Moisés:
trouxeste-nos do Egito para morrer de sede neste deserto?’
Moisés faz o que todos devemos fazer quando há murmuração à nossa volta, dobrar os joelhos diante de Deus e esperar a Sua intervenção.
Deus intervém e diz a Moisés: pega naquela árvore seca e atira-a as águas (amargas) e quando Moisés faz isto (ou manda fazer) as águas tornam-se potáveis (bebíveis): Deus apresenta-se como Jeová (EU SOU) Raphá – EU SOU o Senhor que te cura, que te sara.
O nome de Deus é EU SOU. EU SOU o quê? EU SOU aquilo que precisas:
-EU SOU o Senhor teu Deus.
-EU SOU Aquele que faz a Provisão do sacrifício para a tua salvação eterna.
-EU SOU o Senhor que te cura, te sara.
Mais tarde, já o povo de Israel está na sua terra (o povo de Israel era muito parecido conosco, ou nós parecidos com eles: eles eram desobedientes a Deus e nós somos desobedientes a Deus, eles murmuravam e nós murmuramos, eles pecavam e nós pecamos, eles esqueciam-se do Senhor e nós esquecemo-nos do Senhor). E o Senhor tinha por vezes que castigá-los, que chamar a atenção deles, que puni-los para que tomassem consciência dos seus pecados, se arrependessem e voltassem para Ele.
- Quando o Anjo do Senhor aparece a Gideão conversa com ele e diz-lhe que Deus o escolheu para libertar o povo da mão dos Midianitas – Gideão teme, teme morrer porque viu o Senhor.
Mas o Senhor diz-lhe: Não temas: Deus apresenta-se como Jeová (EU SOU) Shalom – EU SOU a tua Paz. Jeová (EU SOU) é um nome incompleto que se completa com a tua necessidade.
- Jeová (EU SOU) Nissi - EU SOU a tua bandeira. Porque Ele é a nossa bandeira, é por Ele que combatemos, é por Ele que lutamos, contra o pecado, contra o mundanismo, contra a carnalidade e contra o diabo.
- Jeová (EU SOU) Sabaoth – EU SOU o Senhor dos Exércitos.
- Jeová (EU SOU) Tsidkenu – EU SOU a tua Justiça.
- Jeová (EU SOU) Shamah – EU SOU está aqui.
Agora damos um salto até a Palestina e vemos doze homens no Monte das Oliveiras, e vêm uns homens para prender Jesus. Jesus perguntou-lhes:
- A quem buscais?
- A Jesus Nazareno, responderam.
Jesus disse-lhes:
- EU SOU.
O evangelho narra que quando Jesus disse, “EU SOU”, aqueles homens recuaram e caíram por terra.
Podeis compreender? Irmãos e amigos, Aquele EU SOU que encontramos na sarça-ardente está ali: é Jesus de Nazaré, é Jesus Cristo.
Vejamos a origem e significado do nome JESUS. A origem do nome de Jesus
– YESHUA YES – Jeová (EU SOU) HUA – Salvação
Jeová (EU SOU) Salvação. JESUS significa: EU SOU a tua Salvação (EU SOU o teu Salvador), este é o significado da palavra JESUS, não foi por acaso que Ele recebeu o nome de JESUS.
Deus se apresenta como – EU SOU a tua Salvação.
Portanto, o mesmo Jeová (EU SOU) que nós vimos no Velho Testamento apresentando o Seu nome completo de acordo com as necessidades do povo, é o mesmo que nós agora encontramos no Novo Testamento com o nome de JESUS.
E assim como no Velho Testamento aparecem oito nomes divinos em que EU SOU é completado com nome de acordo com as necessidades do povo, assim também no Novo Testamento aparece oito vezes o nome de Jesus associado às necessidades do povo.
- EU SOU o teu Salvador - (Mt. 1:21)
- EU SOU o Pão da Vida - (Jo. 6:35)
- EU SOU a Luz do mundo - (Jo. 8:12)
- EU SOU a Porta - (Jo. 10:9) – “se alguém entrar por Mim salvar-se-á“ – não são as religiões que salvam, não são as pregações de A, B ou C. As pregações servem para que a fé desponte no nosso coração; as pregações servem para iluminar a nossa mente; mas nenhuma pregação em si mesma tem poder salvador; o poder salvador está na Pessoa de JESUS.
- EU SOU o Bom Pastor - (Jo. 10:11 e 14)
- EU SOU o Caminho a Verdade e a Vida - (Jo. 14:6)
- EU SOU a Ressurreição e a Vida - (Jo. 11:25)
- EU SOU a Videira verdadeira - (Jo. 15:1)
JESUS é o Jeová do Velho Testamento – o Eterno EU SOU.
Bendito seja o SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário