26 de mai. de 2010

ESFORÇANDO-SE PARA FALAR A VERDADE


No evangelho de Lc. 1: 1- 4 observo alguns detalhes importantes na apresentação que o evangelista faz a Teófilo, da carta que lhe escreve.

Lucas faz uso de uma linguagem elaborada e clara (resultado de sua educação e erudição), evidenciando seu esforço em ser preciso e objetivo.

Dando crédito a outros que se esforçaram para escrever a história do Evangelho de Jesus Cristo, Lucas fala do seu cuidado e esmero nessa empreitada.

Se hoje, "muitos" se esforçarem também para "contar" o Evangelho como ele é, o Reino seria expandido mais rapidamente.

Sempre que fazemos algo, precisamos ter objetivos, alvos, metas.

Lucas declara qual era seu alvo no último verso dessa apresentação: "A fim de que o senhor pudesse conhecer toda a verdade sobre os ensinamentos que recebeu".

Meditando sobre isso, não posso deixar de refletir sobre a "clareza" com que tenho ensinado as pessoas a respeito do Evangelho.

Teófilo já tinha "abraçado" a fé em Jesus ou, pelo menos, lhe era simpatizante. Lucas sentiu a necessidade de lhe contar a história mais linda do mundo de forma que ele compreendesse e aprendesse.

Que Deus me ajude a ser organizado na tarefa que me incumbiu: Pregar a Palavra com simplicidade, clareza e objetividade, ensinando aqueles que me ouvem sobre a vida que o Senhor Jesus conquistou na cruz.

Sei que meu ensino passa pela maneira que vivo, que me relaciono e que reconheço o quanto sou pequeno (o exemplo fala mais alto).

Meu estudo da Palavra não pode ser "de fora" e sim "de dentro".

Sendo mais claro, eu preciso viver o que ensino e não, de forma hipócrita, me distanciar da necessidade de praticar a Verdade divina no dia a dia.

Sendo realmente Lucas, discípulo de Paulo, o autor deste evangelho (alguns teólogos questionam a sua autoria) e lendo o pouco que a Bíblia fala a seu respeito, acredito que ele vivia o que cria.

Estudar com cuidado a Verdade e ensinar com cuidado redobrado a Verdade deve ser meu alvo de vida.

Paz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário